Perguntas
frequentes
Para facilitar, aqui reunimos dúvidas comuns entre nossos clientes. Quem sabe alguma possa lhe ser útil?
Caso queira contribuir e enviar uma pergunta que ainda não tenha sido respondida por aqui, fique a vontade para entrar em contato pelo e-mail comunicados@moinhoquintal.com.br.
1. Porque o Pão do Bento tem a validade tão curta?
O Pão do Bento é uma pão natural, ou seja, não usa conservantes químicos, dessa forma, ele interage com o ambiente da mesma forma que as frutas e as verduras e esporos microscópicos adoram a variedade de nutrientes expostos na sua superfície, e sem a utilização de um anti-mofo químico, provocam o bolor num tempo muito curto.
Enquanto para alguns isso possa parecer um defeito, para outros é justamente a comprovação de que estão consumindo um produto natural.
2. Como fazer o meu Pão do Bento durar mais de tempo?
A riqueza de nutrientes da nossa farinha - 100% integral moída em nossos próprios moinhos de pedra-, é também um atrativo a mais para os micro organismos que se instalam e desenvolvem no pão, o conhecido mofo. Este desenvolvimento é bastante favorecido pelo calor e pela umidade. Pensando no total aproveitamento do seu pão, sugerimos 3 pontos importantes:
-
Procure comprar o pão no dia de sua entrega na loja (no menu "onde comprar" aqui do site, temos uma relação completa dos dias de entrega em cada loja);
-
A partir do dia seguinte ao da compra, guarde-o na geladeira;
-
Conservar no freezer oferece excelente resultado.
3. O Pão do Bento possui farinha branca?
O “carro chefe” da nossa produção, é o Pão 100% Integral, que corresponde a mais da metade da nossa produção diária. Nossa linha de produtos conta também com os pães que chamamos de especiais que são mistos, ou seja, contém uma parcela de farinha branca. Porém todas as nossas receitas de pães especiais contém também nossa farinha 100% integral.
No caso do pão de milho, por exemplo, usamos farinha de milho 100% integral moída por nós mesmos, farinha de trigo 100% integral, também moída por nós e uma parcela de farinha de trigo branca, para conferir alguma leveza ao pão. Isso acontece também com o pão de centeio.
Portanto, podemos dividir nossa produção em dois tipos de pães, o 100% integral e os especiais. Estes podem ser chamados de Integrais, porque a parcela de farinha integral, seja de trigo, de milho ou de centeio justifica esta designação.
Pães como o de Gergelim, o de Linhaça, o Graham, o de laranja e o de Aveia, levam a farinha branca, mas também a quantidade de farinha 100% integral de que justifique que sejam chamados integrais.
A intenção é de obter um pão leve e saboroso, sendo que, mesmo assim, a quantidade de farinha integral verdadeira que entra na receita é bem maior que os chamados pães integrais da grande indústria da panificação.
E por determinação da Anvisa, é enriquecida com ferro e ácido fólico por motivos de saúde pública, ou seja, se utiliza a farinha de trigo branca porque a disseminação dela em vários produtos vai garantir que o ferro e o ácido fólico cheguem à população.
Esses não são elementos que tenham qualquer influência na qualidade da panificação.
Trabalhamos com grãos selecionados, de procedência conhecida e sempre aplicamos testes para analisar a qualidade panificável de cada matéria prima.
4. Encontro o Pão do Bento fora do Rio de janeiro?
Infelizmente não. Nossa logística de entrega segue um rigoroso planejamento de rotas e a distribuição em cada ponto de venda é estrategicamente pensada para que seja uma dinâmica ágil e cuidadosa. Os pães são fabricados em nossa padaria e entregues o mais rápido para que cheguem nas lojas sempre frescos. Cada dia da semana é entregue em uma região. Esse deslocamento entre lojas não pode ser muito longo ou durar muito tempo em engarrafamentos, por exemplo. Como nossos pães não possuem nenhum tipo de conservantes ou aditivos químicos, precisam chegar o mais rápido possível nas lojas.
5. Vocês enviam o Pão do Bento pelo correio?
Não, pois não podemos garantir que o trânsito entre a entrega do pão aos Correios e a entrega dos Correios ao cliente, mantenha condições e tempo de conservação adequados. Sendo um produto natural, sem conservantes químicos, ele é bastante suscetível a essas condições.
6. Por que não encontro o Pão do Bento na Baixada Fluminense?
Nossa distribuição segue uma rota planejada diariamente e dias de entrega específicos em cada região. A Baixada Fluminense está em nosso radar, porém ainda não temos uma quantidade de lojas interessadas na venda do nosso pão que justifique o deslocamento. Se souber de alguma loja da região interessada em nossos produtos, entre em contato com o nosso administrativo - contato@moinhoquintal.com.br
7. Quero comprar o Pão do Bento e não sei onde vende. Como faço para achar?
Você consegue encontrar nossos pães em vários bairros do Rio de Janeiro e em Niterói. Aqui no site, acesse o menu LOJAS para ver a relação completa dos pontos de revenda parceiros. A lista está dividida por região indicando os bairros atendidos, os dias de entrega, assim como os respectivos endereços e telefones de cada ponto de venda. Uma dica é sempre comprar o pão fresco no dia que ele foi entregue.
8. O Pão do Bento leva leite em sua receita?
Não usamos leite em nenhum de nossos pães. O único laticínio que usamos é a manteiga (que não contém lactose), presente apenas na massa do Pão de Laranja, Passas e Castanhas. Os demais pães da nossa linha não contém manteiga e nem leite.
9. Posso reservar meu pão preferido na loja?
Claro! Sempre indicamos nossos clientes a fazerem encomendas com até 2 dias de antecedência diretamente com a loja de sua preferência. Assim, recebemos os pedidos de cada fornecedor com o tempo necessário para separarmos as quantidades certas. Reservar antecipadamente é uma comodidade para o cliente não perder a viagem e já garantir o seu pão. Algumas lojas tem uma dinâmica de vendas rápida. Então é sempre melhor se antecipar!
10. Meu pão veio mofado da loja. O que fazer?
O Pão do Bento é um produto natural e vai exigir um comportamento de conservação similar aos produtos alimentícios básicos como frutas, verduras e alguns legumes. A riqueza de nutrientes da nossa farinha - 100% integral moída em moinhos de pedra - é também um atrativo a mais para os micro organismos que se instalam e desenvolvem no pão, o conhecido mofo. Este desenvolvimento é bastante favorecido pelo calor e pela umidade. Portanto, se o seu pão chegou mofado, provavelmente deve ter ocorrido uma oscilação na temperatura. Nesse caso, orientamos que faça a troca do pão na mesma loja que comprou. Relate o problema. As lojas são instruídas quanto a isso.
11. O Pão do Bento é vegano?
De todos os nossos pães, somente o Pão Integral de Passas e Castanhas, não se enquadra nessa categoria, pois leva manteiga na receita.
12. O Pão do Bento ajuda no emagrecimento?
Diferente da farinha branca, que passa por um intenso processo de refinamento, a farinha integral é rica em vitaminas, proteínas, minerais e, especialmente, fibras. Devido a essa riqueza de nutrientes, a farinha integral confere diversos benefícios para a saúde. Dessa forma o pão integral é um alimento que pode trazer benefícios quando incluído em dietas de emagrecimento. O primeiro deles é a sua quantidade de fibras alimentares, que ajudam a controlar a absorção de gorduras e carboidratos evitando picos de glicemia e de insulina que podem causar o acúmulo de gordura no corpo.
13. O Pão do Bento contém glúten?
Para os cilíacos diagnosticados, nenhum dos nossos pães é indicado, mesmo não tendo uma carga de glúten comparável ao dos pães de farinha branca. A dieta sem glúten para uma pessoa que não é cilíaca é altamente controversa, sendo que temos inúmeros relatos de pessoas que possuem algum tipo de desconforto com os produtos de farinha branca, afirmando que nosso pão Integral 100, não lhes causa qualquer tipo incômodo.
14. O Pão do Bento é um alimento low carb?
Comparado ao pão branco, o pão integral contém menos carboidratos e é rico em diversos nutrientes que, além de serem importantes para a nutrição, beneficiam o sistema gastrointestinal.
15. O Pão do Bento usa conservante químico?
Na verdade esse é o grande desafio para se colocar no mercado um pão verdadeiramente 100% integral. Há muitos anos, fizemos teste com o Propionato de Cálcio, um conservante clássico e não agressivo da panificação, mas não deu resultado significativo, mesmo almejando somente 7 dias de validade.
O fato incontestável, é que pela sua riqueza de nutrientes, utilizar um conservante interno não faz nenhuma diferença, aliás, nem na panificação industrial, que para resolver esse problema, aplica além dos conservantes internos, também os externos pela aspersão de conservantes nos pães. A polêmica recente em torno da presença de alcool nos pães industriais, tem a ver com isso.
Assim, apesar de trabalhar com condições tão restritivas, insistimos em continuar trabalhando sem conservantes, porque existe demanda por um produto com essa qualidade e com esse comprometimento.
16. O sabor do Pão Integral de Laranja mudou?
A idéia de fazer um pão usando exclusivamente suco de laranja como o líquido da receita, vem do tempo no qual aprendemos que o efeito da vitamina C na massa, confere mais expansibilidade ao glúten que resulta em pães mais macios e leves. Damos muita ênfase ao nosso pão 100% integral, ou seja, feito exclusivamente com farinha integral, mas entendemos que existem pessoas que apreciam mais os aspectos nutricionais e outras acolhem bem a diversidade de paladar. Temos isso em mente quando criamos nossas receitas.
Voltando ao pão de Laranja, nosso propósito é lhe conferir leveza, uma certa tonalidade amarelada proveniente do suco in natura e um sabor levemente cítrico. Desses atributos o que não varia é o da leveza proporcionada pela vitamina C. Quanto a cor e o sabor cítrico, depende da laranja disponibilizada no mercado. As vezes não produz muito suco, as vezes produz bastante, as vezes está mais azeda, as vezes mais doce, as vezes com um aroma característico muito forte e as vezes insossa. Dessa forma, mantendo nossa filosofia de produzir produtos naturais, não interferimos nesses resultados com subterfúgios como ingredientes químicos com sabor e cor “idênticos ao natural”.
Esta decisão reflete nosso compromisso com a autenticidade, construindo uma relação de confiança com clientes que valorizam produtos verdadeiramente naturais e compreendem que essas variações são parte dessa nossa escolha por alimentos mais saudáveis.